Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é esse ENEM/SiSU, afinal?

     São 59 cursos de Direito oferecidos e dependentes, unicamente, da nota do ENEM. Desses 59, se a nota de corte não subir muito daqui para o dia 12, sou aprovado em 48 deles.

     Se eu tivesse estudado meu ensino médio todo em escola pública não federal, minha nota teria um acréscimo de 20% e passaria a ser 865,51 no Rio de Janeiro.

     Se eu fosse um morador quilombola cadastrado, passaria em Direito na Bahia com facilidade. Nota de corte: 442,89.

     Se eu fosse indígena, também na Bahia, mal precisaria fazer ENEM: a nota de corte neste curso ainda não foi computada por falta de inscritos.

     Siceramente não entendo bem esse sistema ENEM/SiSU. Mais de 5 milhões de pessoas fizeram a mesma prova e mesmo assim há divergências extravagantes...

     Querer blindar alunos de escolas públicas por causa do péssimo investimento do Estado na educação não é justo. Assim como não é justo que alunos de escolas particulares façam a prova sabendo que vão ficar na frente de grande maioria daqueles que estudaram todo o ensino médio nas escolas comunitárias.

     Povo que acha que manda na gente, não é bem assim que se esfola o bode nem que curte o couro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário